Descentralização zera fila de espera para coleta de exames em Taubaté
11/08/2025
(Foto: Reprodução) A descentralização na coleta de exames de análises clínicas promovida pela Prefeitura de Taubaté, há pouco mais de um mês, zerou a fila de espera em todas as unidades básicas de saúde que passaram a realizar a coleta de material.
A fila de espera chegou a 39.056 pacientes aguardando para a realização deste exame, no primeiro quadrimestre do ano. Para a redução, a Secretaria de Saúde realizou em um primeiro momento um mutirão que, entre os dias 15 e 30 de maio, reduziu a fila de espera para 25.223 pessoas.
Na sequência, em junho, a prefeitura descentralizou a coleta de material para que as unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) passassem a ofertar esse serviço. Somados aos atendimentos das quatro unidades do laboratório contratado pela administração municipal, assim, em pouco mais de um mês, a fila de espera foi plenamente atendida.
Com isso, os pedidos de exames realizados pelos médicos clínicos geral e generalistas, serão agendados para datas mais próximas, podendo chegar a menos de um mês de espera. Com isso, os profissionais poderão diagnosticar o paciente com maior agilidade, ofertando tratamento adequado e evitando agravo de doenças.
A cada dia da semana, um grupo de unidades de ESF realiza a coleta. O agendamento continua sendo via telefonema ou mensagens de WhatsApp, por parte da Secretaria de Saúde.